Sol e disputa acirrada nas provas do Cavalo Árabe
As altas temperaturas e o tempo seco do final de semana brindaram os amantes do Cavalo Árabe Gaúcho com uma etapa de ouro do Campeonato Domados do Pampa.
Transferidas para o Sindicato Rural de Guaíba depois do alagamento do Parque Assis Brasil, as provas levantaram muito pó e a torcida.
Quem levou a melhor na disputa de função foi o Haras Shunkawakhan, de Porto Alegre, Mauri Fonseca, Montando e égua Star Magic, que assumiu a liderança do campeonato, Seguido por Fabiane Prates, montando Prates Kiara, do Referencial Centro Equestre, d eGuaíba.
Mauri Fonseca levou o primeiro lugar na categoria Aberta nas disputas de Seis Balizas (sábado) e Rédea Espelhada (domingo). “Tive que adaptar minha égua à pista porque aqui escorrega um pouco mais do que nos locais onde estamos acostumados a correr. Mas o resultado foi bom, apesar da diferença de tempo”, conta o cavaleiro que comemorou a transferência de data do campeonato, o que evitou que enfrentasse o circuito com febre no mês de julho. No Cross Country (sábado), a vitória veio para Márcio Goulart, montando FHJ Gallacia, do Haras Jacovás, de Osório.
A beleza das instalações do Sindicato Rural de Guaíba e a pista de provas em um terreno com solo mais compactado do que as de Esteio. deram um tom de exclusividade e muita velocidade ao circuito.
Brilho extra para a prova Carro Cavalo, realizada no final da manhã de domingo (2/8).
Pai e filha, Adolfo Sebastião Júnior e Julia Sebastião mostraram integração ao percorrer o circuito, ela de cavalo e ele de carro, em apenas 60’048 com ajuda do cavalo Juliano MDC, do Referencial Centro Equestre. Campeõs da Edição Especial em Guaíba, consolidam-se como dupla fortíssima para a competição da Expointer 2015.
“Tivemos que realizar duas transferências e acabamos tendo um final de semana de verão, com excelente estrutura e um número excelente de inscritos e público presente”, comemorou o presidente da Associação Gaúcha do Cavalo Árabe, Leonardo Lamachia, lembrando do caso de mormo que também causou adiamento de etapa.
Ao todo, 30 conjuntos disputaram a segunda etapa do Domados do Pampa. A finalíssima deve ocorrer na Expointer 2015, quando serão disputadas sete provas funcionais.
Resultados / Categoria Aberta:
Seis Balizas
1. Mauri Fonseca , montando Star Magic – 22’471
2. Luis Fernando Tarragô , montando Johabey Pegasus – 23’204
3. Fernanda Camargo, montando MN Hale – 23’320
Cross Country
1. Márcio Goulart, montando FHJ Gallacia – 58’049
2. Mauri Fonseca , montando Star Magic – 58’828
3. Fabiane Prates, montando Prates Kyara – 59’121
Rédea Espelhada
1. Mauri Fonseca , montando Star Magic – 22’749
2. Márcio Goularte, montando FHJ Gallacia – 23’314
3. Christian Moreira, montando Misteriosa BHP – 23’968
EDIÇÃO ESPECIAL PROVA CHEVROLET S10 CARRO&CAVALO
1. Julia Sebastião, montando Juliano MDC e Adolfo Sebastião - 60´403
2. Mauri Fonseca , montando Star Magic e Karine Tedesco - 60´448
3. Luciano Sonego, montando Balaqueiro do Strass e Luciano Negreiros - 62´406
Foto: Betta Fernandez