tres tamboresDefinição:

A corrida dos três tambores é uma competição de precisão ao cronômetro, vale dizer, o vencedor será o que fizer o percurso em menor tempo.

Esta prova é considerada de trabalho, estando sujeita a todas as especificações quanto ao equipamento dos animais e traje dos cavaleiros. 

Ao sinal do juiz, o cavalo correrá para o tambor da sua direita, passando pela direita do mesmo, completará uma volta de aproximadamente 360° em torno; dirigir-se-á então, para o tambor a sua frente, passando pela esquerda do mesmo e completará uma volta de 360°, seguindo então ao tambor do topo, passando pela esquerda do mesmo e faz outra volta de mais ou menos 360°; dispara para a linha de chegada.

O percurso poderá ser realizado em sentido inverso. 

É permitida a PARTIDA a todo galope. A contagem do tempo se iniciará no momento em que o focinho do cavalo cruzar a linha de partida e terminará quando o focinho do Cavalo cruzar a linha de chegada.

Penalização:

1 – Erro de percurso e/ou queda do cavaleiro desclassificam o concorrente na passada.

2 – Cada tambor derrubado pelo cavaleiro ou animal, será penalizado em “5 segundos”. É permitido o cavaleiro tocar com a mão no tambor.

3 – Se o Cavalo ultrapassar a linha de chegada com qualquer parte do corpo pelo lado de fora, será desclassificado.

4 – Durante o percurso, caso o conjunto ultrapasse a linha de partida/chegada, total ou parcialmente, será desclassificado.

Definição de classificação

Serão feitas 2 corridas, e usa para a classificação final somente o melhor tempo entre as duas (2) passadas.

Desempate
Haverá desempate apenas nos primeiros, segundos e terceiros lugares, referente as provas, tendo mais uma passada para cada conjunto que esteja empatado.

 

 

Voltar