team penningDefinição:

O Team Penning será disputado por trios. O objetivo do trio é, dentro de um limite de tempo de 120 (cento e vinte) segundos, apartar do rebanho e encerrar na mangueira, 03(três) bois com o mesmo número de identificação. Quando faltarem 30(trinta) segundos para o término da prova, o trio que estiver trabalhando os bois será avisado do tempo da prova.

A pista deverá ser retangular, com medidas livres, e contará com uma mangueira onde o gado deverá ser encerrado e uma linhas transversal, delimitando o espaço onde deverá ficar o gado.

Todo o gado deverá ser reunido adiante da linha demarcada para ele, antes do inicio da contagem do tempo. O número dos bois a serem apartados será sorteado. Os competidores estão autorizados a iniciar a prova no momento em que bandeirinha baixar a bandeira ou o locutor anunciar a liberação de pista. Quando o focinho do primeiro cavalo cruzar a linha de partida será acionado o cronômetro, e o trio será informado do número dos bois a serem encerrados. Os cavaleiros ficam comprometidos com a prova, uma vez que entrem na pista.

Para pedir o tempo de término da prova, um dos cavaleiros do trio deverá ficar cruzar a porteira da mangueira e levantar a mão, momento em que será parado o cronômetro. O cronômetro não será parado antes do focinho do cavalo passar a linha da porteira. Todos os bois que não foram designados para o aparte deverão estar dentro da linha demarcada para o gado; caso contrário, o tempo não será anunciado, e o trio será desclassificado. Se o trio solicitar o tempo com apenas 01(um) ou 02(dois) de seus bois já encerrados, o restante dos bois a ele designados não precisa estar na linha demarcatória para o gado. O trio poderá pedir tempo com apenas 01(um) ou 02(dois) bois a eles determinados já encerrados.

Penalizações:

- O trio que encerrar boi com número errado será desclassificado.

- O contato com o gado com as mãos, rebenque, rédeas ou qualquer outro utensílio levará à desclassificação. O trio que demonstrar qualquer brutalidade desnecessária será desclassificado.

- A queda do cavalo e/ou cavaleiro não desclassifica o trio. Todavia, qualquer tentativa do competidor trabalhar o gado estando desmontado resultará em sua automática desclassificação.

- Se 3 (três) ou mais bois de numeração não indicada ultrapassarem a linha designada para o gado, resultará na desclassificação do trio.

- A desclassificação de 01(um) dos componentes do trio resultará na desclassificação de todo o trio.

- Na possibilidade de empate, os trios empatados voltarão à pista para encerrar apenas um bovino do número que lhe for sorteado, vencendo quem o fizer em menor tempo.

- O gado poderá ou não ser reutilizado em uma mesma rodada, dependendo da orientação da comissão organizadora.

Será penalizado com a eliminação da prova:

I – os animais concorrentes que apresentarem lesão com sangramento nas barras (maxilar inferior);
II – os animais concorrentes que apresentarem outras lesões, com ou sem sangramento, que, a critério da comissão, recomendem sua eliminação da prova;
III – os animais concorrentes que apresentarem claudicações que comprometam seus movimentos e não recomendem sua permanência na disputa;
IV – os animais concorrentes cujo cavaleiro ou proprietário apresentarem atitudes desrespeitosas, desleais ou antidesportivas merecedoras desta pena, a critério da comissão.

Definição de Classificação:

Vencerá o trio que realizar a prova com o menor tempo e maior número de bois apartados.

Desempate:

Haverá desempate apenas nos primeiros, segundos e terceiros lugares, referente as provas, tendo mais uma passada para cada conjunto que esteja empatado.

 

 

 

 

Voltar