O julgamento de Conformação é um dos mais importantes para o destino de uma raça. A través desse julgamento, são escolhidos os exemplares considerados mais próximos ao padrão da raça Árabe e que representam as melhores qualidades da raça.

Os cavalos devem ser mostrados no cabresto, parados, ao passo e ao trote. Os juizes analisam individualmente e comparativamente ao grupo de cavalos em julgamento, procurando sempre o cavalo mais próximo ao ideal da raça. Estes, entram em pista em ordem cronológica de idade, do mais novo ao mais velho

Os juizes analisam, pela ordem de importância, o tipo Árabe, a conformação, substância, e qualidade para o Puro Sangue Árabe.


DIVISÕES DE CATEGORIAS E CAMPEONATOS
Os grupos de animais são divididos por idade e sexo, compondo as categorias e os seus campeonatos.

Basicamente a divisão por idade considera os três períodos marcantes da vida de uma animal: a classe infantil, de 6 a 18 meses (Campeonatos Juniores), a classe jovem, de 18 a 36 meses (Campeonatos Potros e Potrancas) e a adulta, de 36 meses para cima (Campeonatos Cavalos e Éguas). 

Somente na Exposição Nacional do Cavalo Árabe, foi criado um campeonato à parte chamado Potro de Ouro e Prata e Potranca de Ouro e Prata. Esses animais são escolhidos entre os Campeões Juniores (infantis) e os Campeões Potros e Potrancas (jovens) e têm a intenção de sinalizar o futuro da criação.

Da mesma forma, somente na Nacional, os campeonatos adultos são disputados em apenas uma categoria (acima de 36 meses) e entre todos os animais são escolhidos os 10 melhores e depois o Campeão Nacional e seu Reservado (vice-campeão), considerados os mais importantes títulos da criação brasileira.

Também faz parte do julgamento de conformação as seguintes categorias do Cavalo Árabe: Melhor Cabeça, Progênie de Mãe, Progênie de Pai e Prova em Liberdade

Voltar