O ENDURO, é atualmente, o esporte que mais cresce em número de eventos por ano e já ocupa a terceira posição nos esportes equestres. O Rio Grande do Sul tem uma natural vocação para o Enduro Eqüestre, pois a sua extensão territorial foi consolidada sobre dorso de cavalos.

A ótima performance do CAVALO ÁRABE, que lhe proporciona representatividade nas equipes internacionais que representam o Brasil, é devido a sua grande RESISTÊNCIA, RUSTICIDADE E QUALIDADE MORFOLÓGICA.

Esta modalidade esportiva que, além do prazer de cavalgar, proporciona momentos de vida ao ar livre, conhecer novos lugares e novas pessoas , trata-se de uma corrida de distância, separada em etapas (chamadas de "anéis"). Entre os anéis sempre há um controle veterinário (o "vet-check") que desclassifica os cavalos demasiadamente cansados ou que mostrem qualquer sinal de dor no sistema locomotor.

O enduro é disputado por conjuntos compostos de um cavaleiro/amazona e um cavalo/égua, não podendo nenhum dos membros ser substituído durante a prova.

Uma característica interessante é que todos correm juntos, não havendo distinção entre homens e mulheres.

Além disso, o enduro é conhecido por proporcionar um ambiente familiar, no qual avós e netos, marido e mulher, irmão e irmã, etc correm juntos e onde se tem contato com a natureza durante todo o dia.

O cavaleiro/amazona cujo animal completa a prova com as melhores condições físicas e superando os obstáculos que a natureza impõe, sai vitorioso. TERMINAR A PROVA, É VENCER!

Conforme regulamentação da Confederação Brasileira de Hipismo, três tipos de modalidades são praticados, todas elas possuindo acompanhamento veterinário, responsável pela análise das condições físicas dos cavalos e por eventuais desclassificações:

- Regularidade: onde devem ser cobertos percursos naturais, que variam de 30 a 75 quilômetros, em tempo pré-determinado e a uma velocidade média de 10 a 14 km/h.

- Velocidade Livre: mais competitiva, com distâncias variando entre 75 e 160 quilômetros, exigindo maior técnica do cavaleiro e resistência e condicionamento do cavalo. É considerada a Fórmula 1 do esporte.

- Modalidade Trial: prova com tempo e velocidade pré-determinados, apresentando percursos de 30 a 60 km, com postos de controle ao longo da trilha.

 

 

 

Voltar