CONHEÇA MELHOR O CAVALO ÁRABE

O Puro Sangue Árabe é o único cavalo que reúne em suas características a possibilidade de realizar bem as funções do esporte, trabalho ou lazer. A vida das tribos dos beduínos, há milhares de anos no interior do deserto da Arábia, é a chave para entender essa qualidade do Cavalo Árabe.

rusticidade e resistenciaRUSTICIDADE E RESISTÊNCIA

O Cavalo Árabe é capaz de resistir a prolongados períodos de trabalho intenso com o mínimo de cuidado e alimentação. Essas qualidades persistem em seu fenótipo e são reconhecidas até hoje, através de competições de longo percurso. Desenvolveu uma resistência fantástica, seus músculos são elásticos e compactos, lhe permitindo velocidade e agilidade incríveis. O fôlego incomparável, dada a sua insuperável capacidade respiratória, toda ela com origem nas narinas enormes e sua adaptabilidade a alimentação escassa, desenvolveu um sistema digestivo com grande capacidade de assimilação, transformam-o em um animal de extrema rusticidade.

VERSATILIDADE E CORAGEMVersatilidade -Fotolia 33179966 Subscription Monthly M

O Cavalo Árabe se adapta com facilidade em qualquer terreno, qualquer clima e qualquer tipo de trabalho. É ágil, veloz e não conhece barreiras nem perigos.No lombo de um Cavalo Árabe, o beduíno era capaz de qualquer proeza. Em nossos dias, o Cavalo Árabe entusiasma multidões nas corridas dos hipódromos do Egito, Polônia, EUA e Rússia. Encanta o público americano nas difíceis provas de montaria. Auxilia o peão australiano na lida do gado, emociona os brasileiros nas provas de Concurso Completo de Equitação, Hipismo Rural, Clássico, Horse Cross, Copa Rédeas, Laço,Turfe, Vaquejada e tantas outras..

docilidadeINTELIGÊNCIA E DOCILIDADE

A inteligência é uma das virtudes mais admiradas no Cavalo Árabe, a capacidade de aprender e respeitar sem ser subserviente. Isso porque o beduíno mantinha o cavalo em sua tenda como se fosse um membro da família e para isso era necessário que o animal tivesse inteligência para respeitar seu senhor e espírito para enfrentar qualquer exigência. A inteligência e dedicação ao homem, sempre foi uma característica que os Árabes procuraram selecionar em seus cavalos. Hoje, tanto como montaria para crianças, instrumento de trabalho em fazenda ou pela habilidade numa pista de prova qualquer, o Cavalo Árabe se mostra imbatível no sentido de aprender com facilidade e obedecer seu dono.

BELEZA E ELEGÂNCIAbeleza

O “tipo Árabe” alcançou seu apogeu biológico há dois mil anos e a partir de então, o que os nossos criadores fazem é preservar a pureza e a força desse sangue, fonte de qualidades generosamente doadas a praticamente todas as raças modernas que conhecemos hoje. A beleza em um cavalo não é apenas um requisito estético, ela deve obrigatoriamente estar associada à função do animal. A harmonia e proporção que fazem o Cavalo Árabe tão admirado, são requisitos fundamentais na conformação de um cavalo com capacidade para atender as mais diversas funções.  

Prpotencia Fotolia 41483579 Subscription Monthly M

PREPOTÊNCIA GENÉTICA

Os três mil anos de seleção e aprimoramento do Cavalo Árabe proporcionaram-lhe um poder genético incomparável. A partir da Idade Média, garanhões Árabes foram exportados para quase todas as partes do mundo, dando origem a outras raças e regenerando plantéis inteiros de cavalos. Assim nasceram o Puro Sangue Inglês, o Orloff, o cavalo de Sela Francês, o Alter, o Trackener, Hanoveriano, o Quarto de Milha, entre outros. Até hoje o sangue Árabe ainda é utilizado para melhorar raças, transferindo refinamento, resistência, inteligência e tantas outras qualidades. Uma das funções mais importantes do reprodutor Árabe no Brasil é a regeneração de cavalos de trabalho e esportes através da mestiçagem. Criadores tem conseguido verdadeiros milagres ao colocarem o sangue Árabe em suas eguadas.